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                                        SARAU   CIÊNCIA   E   ARTE DE QUÍMICA  


TEATRO  TURMA 1º ANO 


Lise Meitner: A mulher mais Injustiçada da História da Ciência


 Em 1944, a especialista foi proíbida de receber o Prêmio Nobel de Química


Lise Meitner (1878-1968) foi uma das maiores cientistas da humanidade, codescobridora da fissão nuclear. Embora tenha contribuído para diversos avanços científicos, a especialista não teve o devido reconhecimento em sua época.

Nascida em uma família judaica, a austríaca Lise Meitner entrou para a Universidade de Viena, em 1901. Após concluir seus estudos, migrou para Berlim, em 1907, onde conheceu seu colega cientista Otto Hahn (1879-1968). 

Extremamente inteligente e dedicada aos estudos da radioatividade e física nuclear, Meitner foi procurada por Hahn. Em 1938, o químico lhe pediu ajuda — que naquele momento tinha fugido para a Suécia, devido a perseguição nazista — para que explicasse de forma teórica seu experimento, que hoje é conhecido como fissão nuclear.

Otto Hahn publicou o artigo de Meitner, mas sem mencioná-la como coatora da descoberta. Em 1944, foi homenageado com o Prêmio Nobel de Química, desprezando sua participação.
“Ela estava acostumada a essas decepções. Era uma judia austríaca na Alemanha de Hitler, uma mulher no mundo masculino da física, solteira, quando a sociedade desaprovava as mulheres de carreira. Na sua época, Meitner era a melhor física experimental da Alemanha”, explicou a jornalista Surendra Verma.

Segundo Verma, Hahn sempre negou a participação de Meitner, mas pesquisas recentes mostram que ambos trocaram correspondências. Tal fato comprova, ainda, que a coatora da descoberta teve influência direta na teoria da fissão nuclear.




Anos mais tarde, foi recompensada pela comunidade científica, que nomeou o elemento 109, meitnério (Mt) com o seu nome. Lise Meitner faleceu em 27 de outubro de 1968, aos 89 anos de idade.
http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/eja/recurso-multimidia-professor/quimica/novaeja/m1u15/elementos-convertidos-desenhos-animados/112%20Cartoon%20Elements.htm




REFERÊNCIAS

 1-BARROS, M. D. M.; ZANELLA, P. G.; ARAÚJO-JORGE, C. A música pode ser uma estratégia para o ensino de ciências naturais? Analisando concepções de professores da educação básica. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 81- 94, jan./abr. 2013.

2-https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/vitrine/historia-lise-meitner-cientista-judia-descobriu-fissao-nuclear.phtml. 



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