Pular para o conteúdo principal

EU AMO QUIMICA: QUIMICA,FISICA,MATEMÁTICA,BIOLOGIA Portugues, h...

DENSIDADE
Clique e entenda uma das propriedades físicas mais importantes da matéria: a densidade. Aprenda ainda a calcular a densidade e descubra por que alguns materiais podem flutuar em outros. Entenda também a relação da densidade com outras propriedades físicas da matéria, como a mudança de estado físico e a solubilidade.
Mistura de líquidos em laboratório para avaliação da densidade
Mistura de líquidos em laboratório para avaliação da densidade
 densidade é uma das propriedades físicas da matéria (tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e que possui massa). Outros exemplos de propriedades físicas são ponto de fusãoponto de ebulição e solubilidade.
As propriedades físicas são características determinadas por meio do estudo de um material, sem que ele se transforme em outro.
No caso específico da densidade, sua determinação depende do conhecimento de duas variáveis muito importantes, o peso(representado pela letra P) e o volume (representado pela letra V).
O peso do material é determinado por uma balança, e o volume, geralmente, é medido com a utilização de uma proveta ou um béquer.
O béquer e a balança são instrumentos usados para determinar, respectivamente, massa e volume
O béquer e a balança são instrumentos usados para determinar, respectivamente, massa e volume

Abaixo  temos um vídeo  explicativo sobre densidade de um dirigível.

Na definição, a densidade é a relação entre o peso e o volume ocupado por uma matéria. Com essa relação, podemos construir a fórmula representada abaixo:
d = P
      V
Além disso, não é correto dizer que utilizamos a massa do material, pois toda matéria em nosso planeta é submetida à ação da gravidade. Portanto, o termo peso envolve a multiplicação entre a massa e a gravidade.
Se quisermos conhecer a densidade da água, por exemplo, devemos medir um volume qualquer dessa substância (50 mL) e, em seguida, pesá-la (50 g) na balança (descontando o peso do recipiente, é claro). Por fim, devemos realizar o seguinte cálculo:
d = 50
      50
d = 1 g/mL
Com certeza, você deve estar se perguntando por que conhecer a densidade de um material é importante, não é mesmo?
A resposta é simples. Conhecer a densidade é importante porque é a propriedade utilizada, por exemplo, para explicar o porquê de uma matéria flutuar em outra, quando ambas são líquidas, ou quando uma é sólida e a outra é líquida.
Um exemplo é quando colocamos em um mesmo recipiente certa quantidade de água com uma quantidade de óleo. O óleo flutuará sobre a água, como o que é mostrado na seguinte imagem.
Resultado da mistura formada por água e óleo em um recipiente
A explicação para o óleo flutuar na água envolve dois aspectos: o primeiro é que ele não se dissolve na água e o segundo é que ele apresenta uma densidade menor que a da água. Assim, sempre que compararmos a densidade entre materiais, é importante também conferir a solubilidade, que é a propriedade que um material apresenta em dissolver outro.
Podemos, ainda, modificar a densidade de um material dissolvendo outro nele, como quando dissolvemos cloreto de sódio na água. Quando um material é dissolvido em outro, a tendência é a que a densidade aumente. Veja o caso abaixo:
Modificação da densidade do líquido


Quando colocado em água, um ovo de galinha afunda porque sua densidade é maior que a do líquido. Se dissolvermos cloreto de sódio na água, a densidade desse líquido aumenta, consequentemente, o ovo deverá flutuar.
Outra curiosidade interessante é que a mudança da temperatura também pode modificar a densidade de uma matéria, como no caso do ar, por exemplo. É por isso que o equipamento de ar condicionado é posicionado na parte de cima da parede, justamente porque o ar frio tem maior densidade que o ar quente. Assim, o ar frio desce e o quente sobe, o que possibilita refrigerar melhor o ambiente.
Aparelho de ar condicionado posicionado no alto

alteração do estado físico do material também modifica a densidade, e isso pode ser facilmente observado pela adição de alguns cubos de gelo em um copo com água. Nesse caso, a água no estado sólido (gelo) é menos densa que a água no estado líquido.
Gelo flutuando na água líquida

Bibliografia 

1- https://escolakids.uol.com.br/ciencias/densidade.htm#
2- FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. único. 4ª.ed. São Paulo: Moderna, 2005. 700 p.
 3- https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-solids/hs-geo-density/e/surface-and-volume-density-word-problems
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA FUNÇÕES ORGÂNICA REVISÃO COM SOFTWARE

I.                    Identificação: Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amapá Disciplina:  Química. Professor: Lineia Silva . Carga Horária: 1 h/aula (40-50 min).                               Data: 22/06/2015.                            Turno: tarde .                                           II.                 Conteúdo         Revisão das Funções Oxigenadas. III.               Objetivos específicos:            Identificar e definir a função orgânica de um composto   orgânicos oxigenados; Nomear e formular os compostos orgânicos     oxigenados;      Conhecer as aplicações e algumas obtenções de alcoóis, fenóis, ésteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados mais presentes na vida diária.   IV.              Procedimento de Ensino:        Aplicação de um questionário pré-diagnostico de funções orgânicas          Com uso do software

Reações Químicas-ARTE E POESIA

Em tudo estás Em muito tempo, em muitos anos, A ciência vem se transformando com seus conhecimentos. Seja anágua da chuva que corre sobre o meu rosto, E no ar que eu respiro sem esforço. Da natureza, Com sua enorme beleza. Senhor átomo, num tanto “indivisível”, E para mim invisível, Você não pode ser considerado existente, Mas sei que em mim estás presente. Minha matéria é formada por você, E sei que muitas vezes é difícil de se entender. Preciosa química, Estás presente em minha vida, Se transformando dia-após-dia, De extremo é sua importância, E não percebendo-a vivemos na ignorância. Estás em tudo, Neste grande mundo, Estás no meu amor, Que libero sem sentir dor, Quero amadurecer, E de ti nunca mais esquecer. Autor (a): Victoria Silva – 9º delta E.E.E. M Antônio Messias  Reação  Química O nitrogênio eu encontro na natureza. Ele não é um gênio mas é bem da hora, É encontrado na sua forma gasosa Formand