Pular para o conteúdo principal

LIGAÇÕES IÔNICAS


LIGAÇÕES IÔNICAS 

GASES NOBRES
Os gases nobres são muito pouco reativos, portanto se encontram naturalmente estáveis. Esta propriedade é atribuída a distribuição eletrônica desses átomos.

2He -1s2
10Ne -1s2 2s2 2p6
18Ar - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6
36Kr - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6
54Xe - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6  5s2 4d10 5p6 
86Rn - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6s2 4f14 5d10  6p6

Observe que exceção do Hélio que apresenta distribuição 1s2, os demais apresentam 8 elétrons na camada de valência Daí surgiu a Teoria do octeto  proposta por Willian Kossel e Gilbert Newton Lewis - por volta de 1920.

Um átomo adquire  a estabilidade quando possui 8 elétrons na camada eletrônica mais externa, ou 2 elétrons quando possui apenas a camada K.

Portanto um átomo para ficar estável tem que ganha , perder ou compartilhar elétrons para alcançar a estabilidade. Daí surge às ligações químicas. Na prática, quando dois átomos vão se unir, eles “trocam elétrons entre si “ ou usam elétrons em parceria ,procurando atingir a  configuração de um gás nobre. Daí temos os três tipos de ligações química comuns iônica, covalente e metálica.

Valência - é o número de ligações feitas para alcançar a estabilidade.

LIGAÇÃO IÔNICA  
Este tipo de ligação ocorre entre átomos que apresentam grande tendência em perder elétrons (metais) e átomos que apresentam grande tendência receber elétrons (não metais e hidrogênio).
Resumindo
LIGAÇÃO IÔNICA
METAL + AMETAL
METAL + HIDROGÊNIO

Metais  4 elétrons (geralmente 1, 2 ou 3 elétrons) na camada valência. Para alcançar a estabilidade perdem todos os elétrons da camada de valência, ou seja, formam cátions.
Ametais  4 elétrons (geralmente 5, 6 ou 7 elétrons) na camada de valência. Para alcançar a estabilidade recebem o tanto de elétrons necessários para ficar com 8 elétrons na camada de valência, ou seja, formam ânions.
Hidrogênio (1H) 1s1 , para alcançar a estabilidade precisa de um elétron e fica com a distribuição semelhante ao Hélio (1s2).

Os átomos que apresentam 4 elétrons na camada de valência da família 4A(14) da tabela periódica, são:
-Carbono, Silício e Germânio não-metais, apresentam a tendência de "receber" quatro elétrons.
-Estanho e Chumbo Metais, apresenta tendência de perder quatro elétrons para alcançar a estabilidade.

11Na 1s2 2s2 2p6 (3s1 ) 1 elétron na camada de valência → metal → Perde 1 elétron forma cátion monovalente Na + → 1s2 2s2 2p6

17Cl 1s2 2s2 2p6 (3s2 3p5 ) 7 elétrons na camada de valência →Ametal → Ganha 1 Elétron →Forma ânion monovalente Cl- →1s2 2s2 2p6 3s2 3p6

Regra prática para determinação da fórmula dos compostos iônicos.

PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS IÔNICOS

-São sólidos nas condições ambientes (T = 25 ºC, P = 1atm) devido a força de atração eletrostática entre cátions e ânions ser muito intensa.
-São sólidos duros e quebradiços.
-Apresentam altos pontos de fusão, devido também as forças de atração que são intensas.
Exemplos:
NaCl → ponto de fusão = 800 ºC
CaF2 → ponto de fusão = 1600 ºC
-Quando em solução aquosa (dissolvidos em água) ou fundidos (líquidos), conduzem a corrente elétrica.


EXERCÍCIOS 

QUESTÃO 01
Da combinação química entre átomos de magnésio e nitrogênio pode resultar a substância de fórmula
Números atômicos: Mg (Z = 12); N (Z = 7).
a) Mg3N2
b) Mg2N3
c) MgN3
d) MgN2
e) MgN
QUESTÃO 02
Têm-se dois elementos químicos A e B, com números atômicos iguais a 20 e 35, respectivamente.
a) Escrever as configurações eletrônicas dos dois elementos. Com base nas configurações, dizer a que grupo de tabela periódica pertence cada um dos elementos em questão.



b) Qual será a fórmula do composto formado entre os elementos A e B? Que tipo de ligação existirá entre A e B no composto formado? Justificar.



QUESTÃO 03
O correto uso da tabela periódica permite determinar os elementos químicos a partir de algumas de suas características.
Recorra à tabela periódica e determine:
a) o elemento que tem distribuição eletrônica s2p4 no nível mais energético, é o mais eletronegativo de seu grupo e forma, com os metais alcalinos terrosos, composto do tipo XY.



b) o número atômico do elemento que perde dois elétrons ao formar ligação iônica e está localizado no 30 período da tabela periódica.



QUESTÃO 04
Quando o elemento X (Z =19) se combina com o elemento Y (Z =17), obtém-se um composto, cuja fórmula molecular e cujo tipo de ligação são, respectivamente:
a) XY e ligação covalente apolar.
b) X2Y e ligação covalente fortemente polar.
c) XY e ligação covalente coordenada.
d) XY2 e ligação iônica.
e) XY e ligação iônica.
QUESTÃO 05
Se o caráter iônico da ligação entre dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes é tanto maior quanto maior for a diferença de eletronegatividade entre eles, a alternativa que apresenta a substância que possui caráter iônico mais acentuado é:
(Números Atômicos:H = 1;  F= 9; Na = 11; K = 19 e I = 53)
a) Nal               b) F2                                 c) HI
d) KI                 e) KF


QUESTÃO 06
Podem ser citadas como propriedades características de substâncias iônicas:
a) baixa temperatura de ebulição e boa condutividade elétrica no estado sólido.
b) baixa temperatura de fusão e boa condutividade elétrica no estado sólido.
c) estrutura cristalina e pequena solubilidade em água.
d) formação de soluções aquosas não condutoras da corrente elétrica e pequena solubilidade em água.
e) elevada temperatura de fusão e boa condutividade elétrica quando em fusão.
QUESTÃO 07
Consulte a Tabela Periódica e assinale a alternativa CORRETA sobre os elementos Lítio, Cálcio e Cloro:
a) Os três elementos possuem as mesmas propriedades químicas.
b) O Lítio possui elétrons nas camadas K, L e M.
c) O átomo de Cloro, ao doar um elétron, se transforma em um ânion.
d) O Lítio e o Cálcio se ligam com o Cloro formando LiCl e CaCl2.
e) O Lítio e o Cálcio são chamados de metais alcalino-terrosos.
QUESTÃO 08
Os átomos de certo elemento metálico possuem, cada um, 3 prótons, 4 nêutrons e 3 elétrons. A energia de ionização desse elemento está entre as mais baixas dos elementos da tabela periódica. Ao interagir com halogênio, esses átomos têm alterado o seu número de:
a) prótons, transformando-se em cátions.
b) elétrons, transformando-se em ânions.
c) nêutrons, mantendo-se eletricamente neutros.
d) prótons, transformando-se em ânions.
e) elétrons, transformando-se em cátions.
QUESTÃO 09
Átomos de número atômico 3 e número de massa 7 ao reagirem com átomos de número atômico 8 e número de massa 16 o fazem na proporção, em átomos, respectivamente, de:
a) 1:1, formando composto iônico.
b) 1:1, formando composto molecular.
c) 1:2, formando composto molecular.
d) 2:1, formando composto iônico.
e) 3:1, formando composto iônico.
QUESTÃO 10
Um elemento metálico X reage com enxofre, originando um composto de fórmula XS. Um outro elemento Y, também metálico, ao reagir com enxofre, origina um composto de fórmula Y2 S.
Responda:
a) Em que grupo da Tabela Periódica estariam os elementos X e Y.
b) Qual o símbolo de dois elementos que poderiam corresponder a X e Y.

 ASSISTA O VIDEO SOBRE LIGAÇÕES IONICAS !!

BIBLIOGRAFIA  CONSULTADA
FELTRE, Ricardo- Química  V. 1. Química Geral - 2004
https://www.youtube.com/watch?v=dnWxabCAGdo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte e Ciência-  Combinação  onde   Lavoisier e Van Gogh se encontram O xirredução, ou redox,  é o processo químico de transferência de elétrons entre alguns elementos de reagentes da reação . O elemento que perde elétrons sofre oxidação, enquanto o elemento que ganha elétrons sofre redução. O agente oxidante é a substância química que causa oxidação. As telas artísticas criadas a partir da oxidação de metais são resultado de um processo químico que envolve a transferência de elétrons entre elementos de reagentes .   A oxirredução, também conhecida como redox, é uma reação química que ocorre quando uma substância perde elétrons (oxidação) e outra substância ganha elétrons (redução). Essas reações sempre ocorrem em conjunto, não sendo possível que apenas a oxidação ou apenas a redução aconteçam.   No caso das telas artísticas, os alunos observaram que alguns metais sofreram oxidação, enquanto outros não foram alterados. Os metais que oxidaram ...

PLANO DE AULA FUNÇÕES ORGÂNICA REVISÃO COM SOFTWARE

I.                    Identificação: Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amapá Disciplina:  Química. Professor: Lineia Silva . Carga Horária: 1 h/aula (40-50 min).                               Data: 22/06/2015.                            Turno: tarde .                                           II.          ...

OFICINA DE ARTE E CIÊNCIA

OFICINA DE CIÊNCIA E ARTE - CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA          A oxidação de metais é um fenômeno químico fundamental que não apenas influência a durabilidade e a funcionalidade de diversos materiais, mas também possui implicações significativas nas indústrias e no meio ambiente. A oxidação ocorre quando um metal reage com o oxigênio, resultando na formação de óxidos metálicos. Este processo pode levar à corrosão, que compromete a integridade estrutural de objetos metálicos, como pontes, edifícios e veículos. Portanto, entender os mecanismos de oxidação é essencial para a engenharia de materiais, permitindo a escolha de ligas metálicas mais resistentes e a implementação de técnicas de proteção, como galvanização e pintura.      Além das questões práticas, a oxidação de metais também está intimamente ligada a discussões socioambientais e econômicas. A dependência da sociedade moderna em relação a recursos não renováveis, como o petróleo...