|
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLÓGIA DO
AMAPÁ
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA: LEONICE JUVENCIO E LINEIA SOARES
|
|
PLANO DE AULA
DISCIPLINA – QUÍMICA
|
|||
AULA
01
|
EIXO TEMÁTICO
|
||
CH: 50 minutos
|
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS GASES
|
||
PÚBLICO ALVO
|
|||
Alunos do 1º ano do ensino médio ( Para alunos com necessidades especificas auditivas )
|
|||
OBJETIVOS
|
|||
Compreender as características dos gases e
suas transformações
Ilustrar
o comportamento físico de um gás, variando condições de pressão, temperatura,
número de moléculas e volume.
|
|||
CONTEÚDO
|
|||
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS GASES
Expansilibilidade
Difusibilidade
Dilatabilidade
Compressibilidade
Massa
Pressão
Temperatura
|
|||
METODOLOGIA DE ENSINO
|
|||
Introduzir o
assunto com uma breve história sobre Robert Boyle, Mariotte, Charles e
Gay-lussac. Explicar a
características gerais dos Gases e
suas aplicações; e fazer o exercício para uma melhor fixação da aprendizagem .
Aulas serão dialogadas, debates,
discussões a partir dos temas abordados, trabalhos em grupos e individual, suas
aplicações com demonstrações com balões sobre compressibilidade e com a
seringa ; e fazer o exercício para uma melhor fixação da aprendizagem ,
Atividade avaliativa escrita. Utilização de gestos
convencionais ou mímicas para melhor compreensão do conteúdo pela deficiência auditiva (DA) , assim como repetição sempre que necessário quando o aluno
não captar. Com uma intervenção especifica para os alunos com DA presentes em sala de aula.utilização do
tradutor virtual
|
|||
AVALIAÇÃO
|
|||
Será desenvolvido de forma contínua,
considerando a frequência e participação dos alunos nas atividades propostas,
tais como: debates em sala de aula, assim como sua capacidade de compreender
os temas abordados em sala de aula através da exposição de ideias, de maneira
oral e escrita. Serão utilizados também instrumentos avaliativos escritos em
forma de exercícios em sala e Relatórios individuais de investigação sobre a temática.
O aluno com DA sua avaliação será parecida com os demais, apenas nos debates
será diferenciado com uso da libra para esboçar suas percepções.
|
|||
Projetor
multimídias
Computador
Vídeo
Pendrive
Livros
Pincel para quadro branco
Papel 4A
Balões
Seringa sem agulha
|
|||
BIBLIOGRAFIA
|
|||
FELTRE,R. Química Geral. Vol.1.6ª edição.Ed.
Moderna. 2004.p.278; Ò
GASPAR,A. Ondas, Ópticas e Termodinâmica.
Física.Vol.2.1ª edição.Ed. Ática.2003.p.286; Ò
SAMPAIO,L.J;CALÇADA,S.C. Hidrostática,
Termologia e Óptica. Física.Vol.2.2ªedição.Ed.Atual.2005.p.254.
|
Comentários
Postar um comentário