Pular para o conteúdo principal

LIGAÇÕES IÔNICAS


LIGAÇÕES IÔNICAS 

GASES NOBRES
Os gases nobres são muito pouco reativos, portanto se encontram naturalmente estáveis. Esta propriedade é atribuída a distribuição eletrônica desses átomos.

2He -1s2
10Ne -1s2 2s2 2p6
18Ar - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6
36Kr - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6
54Xe - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6  5s2 4d10 5p6 
86Rn - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6s2 4f14 5d10  6p6

Observe que exceção do Hélio que apresenta distribuição 1s2, os demais apresentam 8 elétrons na camada de valência Daí surgiu a Teoria do octeto  proposta por Willian Kossel e Gilbert Newton Lewis - por volta de 1920.

Um átomo adquire  a estabilidade quando possui 8 elétrons na camada eletrônica mais externa, ou 2 elétrons quando possui apenas a camada K.

Portanto um átomo para ficar estável tem que ganha , perder ou compartilhar elétrons para alcançar a estabilidade. Daí surge às ligações químicas. Na prática, quando dois átomos vão se unir, eles “trocam elétrons entre si “ ou usam elétrons em parceria ,procurando atingir a  configuração de um gás nobre. Daí temos os três tipos de ligações química comuns iônica, covalente e metálica.

Valência - é o número de ligações feitas para alcançar a estabilidade.

LIGAÇÃO IÔNICA  
Este tipo de ligação ocorre entre átomos que apresentam grande tendência em perder elétrons (metais) e átomos que apresentam grande tendência receber elétrons (não metais e hidrogênio).
Resumindo
LIGAÇÃO IÔNICA
METAL + AMETAL
METAL + HIDROGÊNIO

Metais  4 elétrons (geralmente 1, 2 ou 3 elétrons) na camada valência. Para alcançar a estabilidade perdem todos os elétrons da camada de valência, ou seja, formam cátions.
Ametais  4 elétrons (geralmente 5, 6 ou 7 elétrons) na camada de valência. Para alcançar a estabilidade recebem o tanto de elétrons necessários para ficar com 8 elétrons na camada de valência, ou seja, formam ânions.
Hidrogênio (1H) 1s1 , para alcançar a estabilidade precisa de um elétron e fica com a distribuição semelhante ao Hélio (1s2).

Os átomos que apresentam 4 elétrons na camada de valência da família 4A(14) da tabela periódica, são:
-Carbono, Silício e Germânio não-metais, apresentam a tendência de "receber" quatro elétrons.
-Estanho e Chumbo Metais, apresenta tendência de perder quatro elétrons para alcançar a estabilidade.

11Na 1s2 2s2 2p6 (3s1 ) 1 elétron na camada de valência → metal → Perde 1 elétron forma cátion monovalente Na + → 1s2 2s2 2p6

17Cl 1s2 2s2 2p6 (3s2 3p5 ) 7 elétrons na camada de valência →Ametal → Ganha 1 Elétron →Forma ânion monovalente Cl- →1s2 2s2 2p6 3s2 3p6

Regra prática para determinação da fórmula dos compostos iônicos.

PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS IÔNICOS

-São sólidos nas condições ambientes (T = 25 ºC, P = 1atm) devido a força de atração eletrostática entre cátions e ânions ser muito intensa.
-São sólidos duros e quebradiços.
-Apresentam altos pontos de fusão, devido também as forças de atração que são intensas.
Exemplos:
NaCl → ponto de fusão = 800 ºC
CaF2 → ponto de fusão = 1600 ºC
-Quando em solução aquosa (dissolvidos em água) ou fundidos (líquidos), conduzem a corrente elétrica.


EXERCÍCIOS 

QUESTÃO 01
Da combinação química entre átomos de magnésio e nitrogênio pode resultar a substância de fórmula
Números atômicos: Mg (Z = 12); N (Z = 7).
a) Mg3N2
b) Mg2N3
c) MgN3
d) MgN2
e) MgN
QUESTÃO 02
Têm-se dois elementos químicos A e B, com números atômicos iguais a 20 e 35, respectivamente.
a) Escrever as configurações eletrônicas dos dois elementos. Com base nas configurações, dizer a que grupo de tabela periódica pertence cada um dos elementos em questão.



b) Qual será a fórmula do composto formado entre os elementos A e B? Que tipo de ligação existirá entre A e B no composto formado? Justificar.



QUESTÃO 03
O correto uso da tabela periódica permite determinar os elementos químicos a partir de algumas de suas características.
Recorra à tabela periódica e determine:
a) o elemento que tem distribuição eletrônica s2p4 no nível mais energético, é o mais eletronegativo de seu grupo e forma, com os metais alcalinos terrosos, composto do tipo XY.



b) o número atômico do elemento que perde dois elétrons ao formar ligação iônica e está localizado no 30 período da tabela periódica.



QUESTÃO 04
Quando o elemento X (Z =19) se combina com o elemento Y (Z =17), obtém-se um composto, cuja fórmula molecular e cujo tipo de ligação são, respectivamente:
a) XY e ligação covalente apolar.
b) X2Y e ligação covalente fortemente polar.
c) XY e ligação covalente coordenada.
d) XY2 e ligação iônica.
e) XY e ligação iônica.
QUESTÃO 05
Se o caráter iônico da ligação entre dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes é tanto maior quanto maior for a diferença de eletronegatividade entre eles, a alternativa que apresenta a substância que possui caráter iônico mais acentuado é:
(Números Atômicos:H = 1;  F= 9; Na = 11; K = 19 e I = 53)
a) Nal               b) F2                                 c) HI
d) KI                 e) KF


QUESTÃO 06
Podem ser citadas como propriedades características de substâncias iônicas:
a) baixa temperatura de ebulição e boa condutividade elétrica no estado sólido.
b) baixa temperatura de fusão e boa condutividade elétrica no estado sólido.
c) estrutura cristalina e pequena solubilidade em água.
d) formação de soluções aquosas não condutoras da corrente elétrica e pequena solubilidade em água.
e) elevada temperatura de fusão e boa condutividade elétrica quando em fusão.
QUESTÃO 07
Consulte a Tabela Periódica e assinale a alternativa CORRETA sobre os elementos Lítio, Cálcio e Cloro:
a) Os três elementos possuem as mesmas propriedades químicas.
b) O Lítio possui elétrons nas camadas K, L e M.
c) O átomo de Cloro, ao doar um elétron, se transforma em um ânion.
d) O Lítio e o Cálcio se ligam com o Cloro formando LiCl e CaCl2.
e) O Lítio e o Cálcio são chamados de metais alcalino-terrosos.
QUESTÃO 08
Os átomos de certo elemento metálico possuem, cada um, 3 prótons, 4 nêutrons e 3 elétrons. A energia de ionização desse elemento está entre as mais baixas dos elementos da tabela periódica. Ao interagir com halogênio, esses átomos têm alterado o seu número de:
a) prótons, transformando-se em cátions.
b) elétrons, transformando-se em ânions.
c) nêutrons, mantendo-se eletricamente neutros.
d) prótons, transformando-se em ânions.
e) elétrons, transformando-se em cátions.
QUESTÃO 09
Átomos de número atômico 3 e número de massa 7 ao reagirem com átomos de número atômico 8 e número de massa 16 o fazem na proporção, em átomos, respectivamente, de:
a) 1:1, formando composto iônico.
b) 1:1, formando composto molecular.
c) 1:2, formando composto molecular.
d) 2:1, formando composto iônico.
e) 3:1, formando composto iônico.
QUESTÃO 10
Um elemento metálico X reage com enxofre, originando um composto de fórmula XS. Um outro elemento Y, também metálico, ao reagir com enxofre, origina um composto de fórmula Y2 S.
Responda:
a) Em que grupo da Tabela Periódica estariam os elementos X e Y.
b) Qual o símbolo de dois elementos que poderiam corresponder a X e Y.

 ASSISTA O VIDEO SOBRE LIGAÇÕES IONICAS !!

BIBLIOGRAFIA  CONSULTADA
FELTRE, Ricardo- Química  V. 1. Química Geral - 2004
https://www.youtube.com/watch?v=dnWxabCAGdo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte e Ciência-  Combinação  onde   Lavoisier e Van Gogh se encontram O xirredução, ou redox,  é o processo químico de transferência de elétrons entre alguns elementos de reagentes da reação . O elemento que perde elétrons sofre oxidação, enquanto o elemento que ganha elétrons sofre redução. O agente oxidante é a substância química que causa oxidação. As telas artísticas criadas a partir da oxidação de metais são resultado de um processo químico que envolve a transferência de elétrons entre elementos de reagentes .   A oxirredução, também conhecida como redox, é uma reação química que ocorre quando uma substância perde elétrons (oxidação) e outra substância ganha elétrons (redução). Essas reações sempre ocorrem em conjunto, não sendo possível que apenas a oxidação ou apenas a redução aconteçam.   No caso das telas artísticas, os alunos observaram que alguns metais sofreram oxidação, enquanto outros não foram alterados. Os metais que oxidaram ...

OFICINA DE ARTE E CIÊNCIA

OFICINA DE CIÊNCIA E ARTE - CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA          A oxidação de metais é um fenômeno químico fundamental que não apenas influência a durabilidade e a funcionalidade de diversos materiais, mas também possui implicações significativas nas indústrias e no meio ambiente. A oxidação ocorre quando um metal reage com o oxigênio, resultando na formação de óxidos metálicos. Este processo pode levar à corrosão, que compromete a integridade estrutural de objetos metálicos, como pontes, edifícios e veículos. Portanto, entender os mecanismos de oxidação é essencial para a engenharia de materiais, permitindo a escolha de ligas metálicas mais resistentes e a implementação de técnicas de proteção, como galvanização e pintura.      Além das questões práticas, a oxidação de metais também está intimamente ligada a discussões socioambientais e econômicas. A dependência da sociedade moderna em relação a recursos não renováveis, como o petróleo...

PLANO DE AULA FUNÇÕES ORGÂNICA REVISÃO COM SOFTWARE

I.                    Identificação: Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amapá Disciplina:  Química. Professor: Lineia Silva . Carga Horária: 1 h/aula (40-50 min).                               Data: 22/06/2015.                            Turno: tarde .                                           II.          ...