Arte e Ciência- Combinação onde Lavoisier e Van Gogh se encontram
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Equipe Transformações Químicas |
Materiais
Necessários
·
Amostras de diferentes metais
(ferro, cobre, alumínio);
·
Acido acético 5%;
·
Água destilada;
·
Comprimido de permanganato de
potássio;
·
Sal (para simular eletrólitos);
·
Recipientes transparentes
plasticos maiores que a tela;
·
Telas de pintura 30 x 30 cm;
·
Canetas e papel para anotações;
· Equipamentos de proteção individual (luvas, óculos de segurança);
· Diário de bordo;.
As obras forma produzidas no Periodo de agosto de 2023 a novembro de 2023.
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O trabalho do Homem e suas transformações |
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A roda do tempo e as transformações na vida humana |
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Vem para Luz - 04 anos de escuridão Cientifica |
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Rabisco de crianças |
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Minha vista da rua de casa |
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O sol de Macapá |
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Caprichos da Madame Química |
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Homens da cavernas |
Neste contexto, a
sequência didática de oxidação de metais se torna uma ferramenta valiosa para
os alunos, permitindo que eles explorem não apenas os conceitos teóricos, mas
também as aplicações práticas desse fenômeno. Ao investigar a oxidação em
diferentes metais e suas implicações, os alunos poderão desenvolver uma
compreensão mais profunda sobre as propriedades dos materiais e sua adequação a
diversas aplicações. Essa experiência prática é essencial para a formação de
profissionais capazes de analisar e propor soluções seguras e sustentáveis,
considerando o contexto local e as necessidades da sociedade.
Quando pensamos em
objetos oxidados nos lembramos do tempo cronológico. Coisas velhas, mudança de
matéria, o passar de dias, meses e até anos. Essas foram as ideias mais
exploradas pelos estudantes: o tempo. O tempo que passa e que com ele tudo
consome. O tempo relativo: que passa rápido, às vezes devagar, mas sempre
passa. Suas consequências podem ser enormes, desde o fim de um objeto ou um
material, até o começo de outro. E, algumas vezes, o fim e o começo se
encontram no mesmo lugar nos lembrando a imagem de Ouroboros - da serpente que
morde a própria cauda. Fim e início. Transformação. O fim de alguns objetos
oxidados deu o início a únicas obras de arte, únicas ideias e expressões de
particulares pontos de vista, a únicos prólogos da alma de alguém. Obras que,
cedo ou tarde passarão, ou se transformarão, mesmo que por determinado tempo
fiquem vivas em nossas memórias
Referências
bibliográficas
1. PALMA,
Maria Helena Cunha; TIERA, Vera Aparecida de Oliveira. Oxidação de metais.
Química Nova na Escola, São Paulo, n. 18, p. 52-54, nov. 2003. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc18/A12.PDF
. Acesso em: 01 set. 2024
2. GENTIL,
V. Corrosão. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1987. GRUPO PEQS. Química na
sociedade. Brasília: Universidade de Brasília, 2000.
3. MASTERTON,
W.L.; SLOWINSKI, E.J. e STANITSKI, L.C. Princípios de Química. Trad. J.S.
Peixoto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990.
4. SCHUMANN,
W. Gemas do mundo. 8ª ed. Trad. R.R. Franco e M. Del Rey. Rio de Janeiro: Ao
Livro Técnico, 1995.
5. BROWN,
T.L.; LEMAY, H.E. e BURSTEN, B.E. Química: ciência central. Trad. H. Macedo.
Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999. DE MARI, J. Automóveis.
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6. PERUZZO,T.M
e CANTO, E.L. Química: na abordagem do cotidiano. São Paulo: Moderna, 2000.
7. SANJUAN,
Maria Eugênia C. et al. Maresia: uma proposta para o ensino de eletroquímica.
Química Nova na Escola, São Paulo, n. 31, p. 190-197, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/07-RSA-2008.pdf
. Acesso em: 14 out. 2023.
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