ABQ - Associação Brasileira de Química

CONTEUDO COPIADO PARA FINS DE CONHECIMENTO E DE EXPANÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO MEIO CIENTIFICO ACADEMICO.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

PLANO DE AULA FUNÇÕES ORGÂNICA REVISÃO COM SOFTWARE

I.                   Identificação:
Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amapá
Disciplina:  Química.
Professor: Lineia Silva .
Carga Horária: 1 h/aula (40-50 min).                              
Data: 22/06/2015.                            Turno: tarde .                                          

II.                Conteúdo
  •        Revisão das Funções Oxigenadas.


III.              Objetivos específicos:
  •          Identificar e definir a função orgânica de um composto  orgânicos oxigenados;
  • Nomear e formular os compostos orgânicos    oxigenados;
  •     Conhecer as aplicações e algumas obtenções de alcoóis, fenóis, ésteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados mais presentes na vida diária.  



IV.             Procedimento de Ensino:
  •       Aplicação de um questionário pré-diagnostico de funções orgânicas
  •          Com uso do software Chemsketch a visualização das moléculas das funções oxigenadas e suas principais características moleculares;
  • Realização de desenhos moleculares, nomenclatura  utilizando o software  Chemsketch;


V.                Recursos de Ensino:

*      Quadro, pincel, apagador, Data show, software Chemsketch,computador, Pendrive  e extensão.
VI.             Avaliação:

*      Os alunos serão avaliados pela frequência e participação nas atividades previstas para o desenvolvimento do conteúdo, aplicação de questionário antes e depois da atividade.
VII.          Bibliografia:

1. FELTRE,Ricardo,Química Orgânica V.3 pag.: 69 -6ª Ed.São Paulo: editora Moderna, 2004      



domingo, 19 de junho de 2016

I semana do Químico-Macapá/AP uma jornada ao conhecimento. 


entramos em uma jornada de dois meses desde que começamos o planejamento deste evento. tivemos a oportunidade de conhecer pessoas e fazer amizades que devem ficar por toda a nossa vida. vivenciamos momentos que serão contados as gerações que virão. Todos os contra tempos encontrados não superam a grandeza do evento. A possibilidade de construção de conhecimento superou as expectativas. tivemos oportunidades quem sabe únicas de conhecimento. algumas vezes me pareceu a meio utópico certos temas, mas que não tem utopia não tem vida. Lembro do primeiro encontro alguns rostos desconhecidos outros bem familiares, uns até queridos.Nossa jornada pendurou ate o dia 18/06/2016 DIA DO QUÍMICO semana recheada de muitos debates e conhecimento. esta superou as minhas expectativas de evento, apesar de sentir falta de alguns por motivo de termos que nos dividir entre as três instituições de ensino UEPA (Universidade Estadual do Amapá), IFAP (instituto Federal do Amapá) e por fim UNIFAP (universidade federal do Amapá),assim  não tivemos muito contato com  alguns colegas, esse fato foi a unica ressalva que eu tenho a fazer. A escolha de uma instituição apenas para que todos interajam no evento.Todos os palestrante estão de parabéns e esperamos que tenham se sentido acolhido por esse povo lindo do Amapá.E não poderíamos ter fechado o ciclo de palestra de uma maneira mas linda do que com o mestre Chassot ministrando uma palestra belíssima  o que ciência afinal ?? ". finalizamos o evento com uma confraternização com direito a bolo e tudo mais. essa semana deixará muita saudades. Eu particularmente em estado de êxtase. Que venham as próximas SEMANA DO QUÍMICO NO AMAPÁ.