ABQ - Associação Brasileira de Química

CONTEUDO COPIADO PARA FINS DE CONHECIMENTO E DE EXPANÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO MEIO CIENTIFICO ACADEMICO.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

química dos produtos naturais

https://www.youtube.com/watch?v=1cdErFidxZ0
esse é um vídeo bem interessante para quem esta estudando produtos naturais.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PLANO DE AULA INCLUSIVO DE QUIMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLÓGIA DO AMAPÁ
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA: LEONICE JUVENCIO E LINEIA SOARES

PLANO DE AULA

 DISCIPLINA – QUÍMICA
 AULA
01

EIXO TEMÁTICO
CH: 50 minutos
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS GASES

PÚBLICO ALVO
*      Alunos do 1º ano do ensino médio ( Para  alunos com  necessidades especificas auditivas )
OBJETIVOS
*      Compreender as características dos gases e suas transformações
*      Ilustrar o comportamento físico de um gás, variando condições de pressão, temperatura, número de moléculas e volume.
CONTEÚDO

CARACTERÍSTICAS  GERAIS DOS GASES
*        Expansilibilidade
*       Difusibilidade
*      Dilatabilidade
*      Compressibilidade
*      Massa
*       Pressão
*       Temperatura


METODOLOGIA DE ENSINO
Introduzir o assunto com uma breve história sobre Robert Boyle, Mariotte, Charles e Gay-lussac.  Explicar a características  gerais dos Gases e suas aplicações; e fazer o exercício para uma melhor fixação da aprendizagem . Aulas serão  dialogadas, debates, discussões a partir dos temas abordados, trabalhos em grupos e individual, suas aplicações com demonstrações com balões sobre compressibilidade e com a seringa ; e fazer o exercício para uma melhor fixação da aprendizagem , Atividade avaliativa escrita. Utilização de gestos convencionais ou mímicas para melhor compreensão do conteúdo pela  deficiência auditiva (DA) , assim como repetição sempre que necessário quando o aluno não captar. Com uma intervenção especifica para os alunos com DA  presentes em sala de aula.utilização do tradutor virtual
AVALIAÇÃO
 Será desenvolvido de forma contínua, considerando a frequência e participação dos alunos nas atividades propostas, tais como: debates em sala de aula, assim como sua capacidade de compreender os temas abordados em sala de aula através da exposição de ideias, de maneira oral e escrita. Serão utilizados também instrumentos avaliativos escritos em forma de exercícios em sala e Relatórios individuais de investigação sobre a temática. O aluno com DA sua avaliação será parecida com os demais, apenas nos debates será diferenciado com uso da libra para esboçar suas percepções.



RECURSOS DIDÁTICOS
*      Projetor  multimídias
*       Computador
*      Vídeo
*      Pendrive
*      Livros
*      Pincel para quadro branco
*      Papel 4A
*      Balões
*      Seringa sem agulha 
BIBLIOGRAFIA

*      FELTRE,R. Química Geral. Vol.1.6ª edição.Ed. Moderna. 2004.p.278; Ò
*      GASPAR,A. Ondas, Ópticas e Termodinâmica. Física.Vol.2.1ª edição.Ed. Ática.2003.p.286; Ò
*      SAMPAIO,L.J;CALÇADA,S.C. Hidrostática, Termologia e Óptica. Física.Vol.2.2ªedição.Ed.Atual.2005.p.254.



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